"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"ASSOCIATIVISMO"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"ECONOMIA & MERCADO"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"MARKETING ESPORTIVO"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"GESTÃO DO VAREJO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"EMPREENDEDORISMO"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"

De: 25/01/2010 18:35:31ASSOCIATIVISMO COMPETITIVO

"ASSOCIATIVISMO COMPETITIVO". É o novo modelo do ciclo de vida para as "REDES E CENTRAIS DE NEGÓCIOS".

 

As negociações de compra em conjunto, modelo praticado por muitos, já acontecia há 83 anos, como em 1926, quando Frank Grimes pensou em criar uma consistência entre lojas e operar como as grandes redes que já existiam na época.

 

Novos modelos de união foram surgindo. O associativismo foi se expandindo na Europa há aproximadamente 60 anos atrás, chegando ao Brasil em meados da década de 1970. Temos exemplo de associação que já aniversariaram várias vezes como a AVAES (Associação dos Varejistas do Estado do Espírito Santo) que surgiu em 1978.

 

Agora o modelo de como continuar competitivo no mercado não é apenas as negociações de compra em conjunto, o modelo correto é investir em "QUALIDADE, CAPACITAÇÃO E ORGANIZAÇÃO.

QUALIDADE atrai clientes, baixa custos e minimiza tempo. CAPACITAÇÃO dar direito a tomada de decisão precisa e eficaz, baseada em princípios da teoria. ORGANIZAÇÃO, um instrumento que classifica as informações e organiza todo um sistema, estruturando-o, dividindo e seqüenciando o trabalho.

 

O mercado entrou no chamado "REVOLUÇÃO MODERNA DO VAREJO". A criação das chamadas associações, que são conhecidas como "REDES E CENTRAIS DE NEGÓCIOS" foi um dos fatores que mais contribuíram para este acontecimento. Segundo mapeamento do SEBRAE existe atualmente 841 redes e centrais de negócios que atuam em 77 segmentos, espalhadas por todos os estados brasileiros.

 

Há alguns anos atrás, quando se falava em união de um grupo de empresas do mesmo segmento, parecia ser uma coisa que nunca iria acontecer. Hoje essa realidade é outra. Uma competitividade em que os pequenos se uniram formando verdadeiros pregões de compras, em muitos casos vistos pelas indústrias e distribuidores como gente grande do setor pelo fortalecimento da união. Isso foi uma grande conquista para as empresas que respiraram essa tendência.

 

O varejo muda numa alta velocidade, gigantescas empresas líderes de mercado estão investindo nessa fatia, montando empresas pequenas num grupo que carregam uma marca forte, conseguindo as mesmas vantagens de compras que as associações, e com um diferencial a mais na manga: foco na organização e atendimento personalizado com equipes altamente capacitadas. O Pão de Açúcar é uma realidade, investindo milhares de reais em lojas de conveniências, com a marca: “Extra Fácil”.

 

Com isso, a força dos pequenos que se transformaram em grandes pela união começou a diminuir, a competitividade pediu mudanças, os clientes não querem somente preço, procuram por facilidades.

Os indicadores: “Qualidade, Capacitação e Organização do "ASSOCIATIVISMO COMPETITIVO" serão os novos caminhos a ser percorrido pelas "redes e centrais de negócios" para que possam resistir e continuarem firmes sustentavelmente no presente cenário.

________________________________

Prof. José Luiz Mazolini

O Brasil Inteiro Conhece!

contato@mazoliniconsultoria.com.br

Parceiros Abaixo
Faculdade Estácio de SáAsociação dos Empresários de Serra -ESCORREIO CAPIXABAUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARPortalflexFaculdade UCLRede Doctum de EnsinoAssociação Comercial de VitóriaCESCONETO ATACADOColégio Americano Doctum

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2020 Agência Kairós