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De: 27/01/2011 11:18:33Artigo no JORNAL CORREIO METROPOLITANO

Empreendedorismo & Oportunidades

 Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.

 

Recentemente, entrei numa loja de roupas no pólo comercial de Laranjeiras e comecei a observar a exposição da coleção que lá estava. Olhei para um lado e para o outro, caminhei pelos espaços da loja, até que em determinado ponto, deparei-me com uma pessoa que imaginei ser alguém do atendimento. Você trabalha nesta loja? Indaguei a pessoa, supostamente, bem mais jovem do que eu. Infelizmente, para a minha surpresa, recebi a seguinte resposta: “não, eu sou nova aqui”.

Outra experiência aconteceu numa loja de produtos de beleza e cuidados pessoais, da capital. Perguntei para a atendente sobre um tipo de condicionador. Ela, prontamente, saiu circulando pela loja, olhou nos locais onde o produto poderia estar, voltou e, sem pestanejar, respondeu: olha senhor, “eu vou estar em falta”. Surpreso e não entendendo quase nada, perguntei: vai estar em falta, quando? Ela, com o rosto avermelhado e outras pessoas que lá estavam, sorriram. Fazer o quê?

Sinceramente, para minimizar o impacto negativo das duas experiências, comprei uma bermuda na loja da “não, eu sou nova aqui” e alguns outros produtos na loja da “eu vou estar em falta”.

Meus caros leitores, estes são exemplos de fatos comuns que ocorrem diariamente no universo do comércio varejista e, facilmente percebidos pelos clientes. São esses pequenos detalhes que fazem as grandes diferenças, positivas ou negativas. Nos dois exemplos citados são diferenças extremamente negativas, pois, causam marcas profundas, não só para o profissional de atendimento, mas para a empresa que representa, sem falar na insatisfação do cliente, que naturalmente comenta com várias outras pessoas.

Vale lembrar que, a cada dia, os clientes estão mais conhecedores sobre tudo e exigentes. Saber identificar e superar as expectativas, necessidades, os desejos mais latentes e preferências dos clientes, oferecendo-lhe serviços diferenciados, é uma demonstração de competência do profissional de vendas ou negócios

Atitude positiva, conhecimento sobre a empresa que representa e produtos e serviços, além da prática da boa comunicação e construção de valiosos relacionamentos, são compromissos e principalmente, desafios diários, dos profissionais, dentro e fora do ambiente e trabalho.

Empresas, empresários e profissionais colaboradores precisam compreender esse processo de constantes mudanças, ocorrendo numa velocidade estonteante e procurar se adequar à modernização, para competir com diferenciação. Investir em qualificação profissional, aperfeiçoar os conhecimentos continuamente, adquirindo novas estratégias de gerenciamento da empresa e de pessoas, assimilando técnicas extraordinárias de serviços, melhorando a performance de trabalho e produtividade, significam lucratividade.

Em todos os treinamentos para empresários e equipes, que ministramos, insistimos na tese de estimular a busca pela qualificação continuada, de novos conhecimentos sobre o mercado, novas maneiras de praticar a comunicação eficaz e novas técnicas para construir relacionamentos de confiança, como competências que estabelecem sustentabilidade nos negócios. 

Boas vendas e sucesso, sempre!

 

Prof. José Luiz Mazolini é consultor empresarial, estrategista de marketing, recursos humanos, especialista em gestão do varejo, professor universitário e diretor executivo da MAZOLINI CONSULTORIA & MARKETING.

www.mazoliniconsultoria.com.br  


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