"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"ECONOMIA & MERCADO"
"GESTÃO DO VAREJO"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"MARKETING ESPORTIVO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"ASSOCIATIVISMO"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"EMPREENDEDORISMO"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!

De: 28/03/2011 17:51:57A Arte de Liderar

Empreendedorismo & Oportunidades

Artigo para o JORNAL CORREIO METROPOLITANO

 

A ARTE DE LIDERAR

 

Quando a Sra. Laurie Beth Jones teve a brilhante iniciativa e inspiração para escrever o livro “JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU”, como os princípios de liderança de Cristo podem ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização (editora sextante), tomou como base três premissas simples:

·         Um homem treinou 12 pessoas que influenciaram o mundo de tal maneira que o tempo passou a ser dividido em antes (a.C.) e depois (d.C.) de sua existência

·         Ele trabalhou com uma equipe que estava longe de ser perfeita. Mas, independentemente da falta de instrução, do passado questionável, dos sentimentos rebeldes e da covardia momentânea dos membros do grupo, todos se esforçaram para realizar as tarefas em que tinham sido treinados. E fizeram isso por um único motivo: para estar com Ele novamente.

·         Seu estilo de liderança pode ser usado por qualquer um de nós.

 

Laurie afirma que a idéia era comparar Jesus a um grande empresário, um presidente de empresa, ou mesmo, alguém que tem a árdua, porém prazerosa missão e responsabilidade de conduzir processos e de liderar pessoas. Ela percebeu que a maneira como Jesus tratava sua equipe se contrastava com outros estilos e técnicas convencionais de administração, pois Ele adotava muitos valores corporativos de liderança.

 

Afirma ainda ter ficado impressionada ao encontrar muitos profissionais marginalizados dentro das próprias empresas. Com freqüência, testemunhou o desperdício de qualidades valiosas, como energia e inteligência. Viu muitos exemplos de abusos, negligência e violência empresarial. Decidiu então, escrever o livro para ajudar a mudar as coisas e dar poder as pessoas em todos os níveis hierárquicos para que elas revejam a excelência divina em si mesmas e naqueles a quem servem. 

 

Ainda que a boa intenção da autora e o propósito do livro possam estimular mudanças de comportamentos e atitudes, tanto de empresários, lideranças e liderados, a realidade é que muito precisa ser aprendido. Talvez, neste cenário moderno de necessidades emergentes, onde a cobrança pelo aperfeiçoamento da competência humana, seja a busca permanente pela excelência profissional, o caminho mais fácil e estimulante é aprender a aprender, continuamente. Sim, aprender é um exercício e um agradável desafio diário. Aprender a administrar a própria vida, a família, o tempo e os recursos, os conflitos entre as relações - pessoais e empresariais, pois no ambiente de trabalho, inevitavelmente são estes alguns dos desafios que as pessoas enfrentam diariamente. É neste clima que sobressai a performance do bom líder apresentado soluções eficazes, saudáveis e produtivas. É preciso aprender e aplicar os conhecimentos em beneficio do desenvolvimento. De nada adianta estudar, ler livros, enriquecer com valiosos conteúdos, se não tiver a iniciativa e a sabedoria de transformar essas teorias em prática.

 

Na liderança moderna se caracteriza como bom líder aquele que possui a competência de liderar pelo exemplo, que forma novos líderes e não apenas atrai seguidores, estimula e valoriza o potencial criativo e produtivo dos seu liderados, reconhece o esforço de cada um e capacidade de se relacionar com pessoas dos mais diferentes níveis sociais e intelectuais, no mesmo, ou em diferentes ambientes. Podemos citar ainda como características positivas do bom líder a capacidade de saber ouvir e elogiar ou reprimir em local e oportunidade adequada. Enfim, o bom líder é alguém que faz com que a sua ausência seja notada e sentida, e não festejada e comemorada, como numa sensação de alívio no ambiente.

 

Tente lembrar se em alguma empresa você já ouviu de algum gerente ou diretor, dizer (ou pensar): “Estou sem idéias para melhorar a produtividade, ou as vendas”, “Não sei mais o que falar nas reuniões semanais com a equipe”, “Não tenho tempo suficiente para ler os livros mais importantes de gestão”, “Não consigo participar de palestras e eventos dessa área”, ou, “Minha equipe precisa de mais ferramentas técnicas para produzir ou vender mais”.

 

A verdade é que todas essas dificuldades estão diretamente ligadas ao cargo de líder. Mas elas podem – e devem – ser superadas. Quando o líder tem a capacidade de treinar e motivar seus liderados, oferecendo novas técnicas e ferramentas de trabalho, modelos de estratégia e ainda consegue aplicar toda sua competência, cuja liderança é uma das característica, tudo fica muito mais fácil e a equipe consegue entregar os resultados desejados.

 

Gerir empresas, negócios e pessoas são desafios e aprendizados diários. Por isso, iniciei o tema desta edição fazendo referência ao livro, não por acaso, mas, por entender a necessidade e a importância da leitura como estímulo ao processo da educação continuada e a busca permanente por novos conhecimentos. Desejo sucesso aos estimados leitores.

 

Prof. José Luiz Mazolini, é consultor empresarial, estrategista de marketing, recursos humanos, especialista em gestão do varejo, professor universitário  e diretor executivo da MAZOLINI CONSULTORIA & MARKETING.  www.mazoliniconsultoria.com.br


Parceiros Abaixo
Faculdade UCLAssociação Comercial de VitóriaAsociação dos Empresários de Serra -ESPortalflexCESCONETO ATACADOFaculdade Estácio de SáColégio Americano DoctumRede Doctum de EnsinoCORREIO CAPIXABAUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2019 Agência Kairós