Empreendedorismo & Oportunidades
A ARTE DE LIDERAR
Quando a Sra. Laurie Beth Jones teve a brilhante iniciativa e inspiração para escrever o livro “JESUS, O MAIOR LÍDER QUE JÁ EXISTIU”, como os princípios de liderança de Cristo podem ser aplicados no trabalho, gerando crescimento, harmonia e realização (editora sextante), tomou como base três premissas simples:
· Um homem treinou 12 pessoas que influenciaram o mundo de tal maneira que o tempo passou a ser dividido em antes (a.C.) e depois (d.C.) de sua existência
· Ele trabalhou com uma equipe que estava longe de ser perfeita. Mas, independentemente da falta de instrução, do passado questionável, dos sentimentos rebeldes e da covardia momentânea dos membros do grupo, todos se esforçaram para realizar as tarefas em que tinham sido treinados. E fizeram isso por um único motivo: para estar com Ele novamente.
· Seu estilo de liderança pode ser usado por qualquer um de nós.
Laurie afirma que a idéia era comparar Jesus a um grande empresário, um presidente de empresa, ou mesmo, alguém que tem a árdua, porém prazerosa missão e responsabilidade de conduzir processos e de liderar pessoas. Ela percebeu que a maneira como Jesus tratava sua equipe se contrastava com outros estilos e técnicas convencionais de administração, pois Ele adotava muitos valores corporativos de liderança.
Afirma ainda ter ficado impressionada ao encontrar muitos profissionais marginalizados dentro das próprias empresas. Com freqüência, testemunhou o desperdício de qualidades valiosas, como energia e inteligência. Viu muitos exemplos de abusos, negligência e violência empresarial. Decidiu então, escrever o livro para ajudar a mudar as coisas e dar poder as pessoas em todos os níveis hierárquicos para que elas revejam a excelência divina em si mesmas e naqueles a quem servem.
Ainda que a boa intenção da autora e o propósito do livro possam estimular mudanças de comportamentos e atitudes, tanto de empresários, lideranças e liderados, a realidade é que muito precisa ser aprendido. Talvez, neste cenário moderno de necessidades emergentes, onde a cobrança pelo aperfeiçoamento da competência humana, seja a busca permanente pela excelência profissional, o caminho mais fácil e estimulante é aprender a aprender, continuamente. Sim, aprender é um exercício e um agradável desafio diário. Aprender a administrar a própria vida, a família, o tempo e os recursos, os conflitos entre as relações - pessoais e empresariais, pois no ambiente de trabalho, inevitavelmente são estes alguns dos desafios que as pessoas enfrentam diariamente. É neste clima que sobressai a performance do bom líder apresentado soluções eficazes, saudáveis e produtivas. É preciso aprender e aplicar os conhecimentos em beneficio do desenvolvimento. De nada adianta estudar, ler livros, enriquecer com valiosos conteúdos, se não tiver a iniciativa e a sabedoria de transformar essas teorias em prática.
Na liderança moderna se caracteriza como bom líder aquele que possui a competência de liderar pelo exemplo, que forma novos líderes e não apenas atrai seguidores, estimula e valoriza o potencial criativo e produtivo dos seu liderados, reconhece o esforço de cada um e capacidade de se relacionar com pessoas dos mais diferentes níveis sociais e intelectuais, no mesmo, ou em diferentes ambientes. Podemos citar ainda como características positivas do bom líder a capacidade de saber ouvir e elogiar ou reprimir em local e oportunidade adequada. Enfim, o bom líder é alguém que faz com que a sua ausência seja notada e sentida, e não festejada e comemorada, como numa sensação de alívio no ambiente.
Tente lembrar se em alguma empresa você já ouviu de algum gerente ou diretor, dizer (ou pensar): “Estou sem idéias para melhorar a produtividade, ou as vendas”, “Não sei mais o que falar nas reuniões semanais com a equipe”, “Não tenho tempo suficiente para ler os livros mais importantes de gestão”, “Não consigo participar de palestras e eventos dessa área”, ou, “Minha equipe precisa de mais ferramentas técnicas para produzir ou vender mais”.
A verdade é que todas essas dificuldades estão diretamente ligadas ao cargo de líder. Mas elas podem – e devem – ser superadas. Quando o líder tem a capacidade de treinar e motivar seus liderados, oferecendo novas técnicas e ferramentas de trabalho, modelos de estratégia e ainda consegue aplicar toda sua competência, cuja liderança é uma das característica, tudo fica muito mais fácil e a equipe consegue entregar os resultados desejados.
Gerir empresas, negócios e pessoas são desafios e aprendizados diários. Por isso, iniciei o tema desta edição fazendo referência ao livro, não por acaso, mas, por entender a necessidade e a importância da leitura como estímulo ao processo da educação continuada e a busca permanente por novos conhecimentos. Desejo sucesso aos estimados leitores.
Prof. José Luiz Mazolini, é consultor empresarial, estrategista de marketing, recursos humanos, especialista em gestão do varejo, professor universitário e diretor executivo da MAZOLINI CONSULTORIA & MARKETING. www.mazoliniconsultoria.com.br