"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"MARKETING ESPORTIVO"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"EMPREENDEDORISMO"
"ECONOMIA & MERCADO"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"GESTÃO DO VAREJO"
"ASSOCIATIVISMO"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"

De: 18/06/2015 19:05:19A estratégia do oceano azul

Certa vez, em uma sala de aula, um dos alunos do primeiro período do Curso de Administração, empresário e comerciante varejista no ramo de móveis e eletrodomésticos, levantou-se e fez a seguinte pergunta: Com esta onda de crises, dificuldades financeiras, ausência de crédito e de clientes, inadimplência lá em cima, demissões, compromissos a cumprir, o que que eu faço, professor?

Notei que havia um certo drama em sua fala. Ao mesmo tempo, transparecia uma enorme preocupação com as notícias que circulavam na época e que ele, supostamente, é daquele tipo que assimila mais facilmente as informações negativas.

Porém, compreendendo que aquela poderia ser a dúvida de muitos que ali estavam, fui ao quadro e escrevi a seguinte frase: “Para navegar em oceanos turbulentos, empresas, empresários e executivos precisarão de novas estratégias.”

Traduzindo, disse a eles que, para andar na frente, criar novos mercados, tornar os competidores irrelevantes, necessariamente temos que nos preparar e preparar nossa empresa, nosso negócio, inovar nos processos estruturais, tecnológicos e estratégicos, para vencer eventuais imprevistos.

Enquanto muitos desviam a atenção do seu negócio para reclamar e debater sobre o que chamam de crises, outros buscam soluções planejadas e viáveis para consolidar novos investimentos. Sobre isto existe um ditado: “Enquanto uns choram, outros fabricam lenço.” Isto é oportunidade!

Aquela pergunta me permitiu alertá-los de que as adversidades nos impulsionam e motivam para permanecer sempre na ofensiva, de olho nos acontecimentos do entorno, porém focado no trabalho, nas decisões estratégicas, nos riscos e na capacidade de sobreviver em mercados instáveis, competitivos ou ainda inexplorados.

Assim escreveram W. Chan Kim e Renée Mauborgne no incrível livro “Blue Ocean Strategy” (A Estratégia do Oceano Azul). Eles citam alguns exemplos de que, ao longo dos anos, empresas vêm criando e destruindo valor. Muitas delas ficaram pelo caminho, enquanto outras, curiosamente, se perpetuaram, não pela continuidade de suas operações, mas depois de muitas dificuldades, mudanças e rupturas significativas - Du Pont, Swartch, General Electric e Accor, são alguns exemplos de empresas que reinventaram seus setores criando valor único para seus clientes e, consequentemente, valor sustentável para seus acionistas, colaboradores, fornecedores e sociedade.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.

Artigo publicado no Jornal CORREIO CAPIXABA - correiocapixaba.com

Parceiros Abaixo
Asociação dos Empresários de Serra -ESRede Doctum de EnsinoPortalflexFaculdade UCLUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARFaculdade Estácio de SáCORREIO CAPIXABAAssociação Comercial de VitóriaCESCONETO ATACADOColégio Americano Doctum

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2020 Agência Kairós