"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"ECONOMIA & MERCADO"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"MARKETING ESPORTIVO"
"ASSOCIATIVISMO"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"GESTÃO DO VAREJO"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"
"EMPREENDEDORISMO"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"

De: 11/05/2017 22:19:17A rica experiência do princípio de KAIZEN nas empresas.

O ambiente hostil e competitivo em que vivem empresas, empresários e funcionários, cada vez mais se faz necessária a convivência com as experiências do princípio de “Kaizen” (mudar para melhor – fazer do hoje, melhor do que ontem e, do amanhã, melhor do que hoje).

Variações diárias de custos internos e externos, sempre puxando para cima, como o caso do aumento de impostos, elevação da tarifação da energia elétrica e da conta de água, por exemplo, exigem mais habilidade no gerenciamento dos processos, mais rigorosidade no controle dos gastos e muito mais eficácia no processo produtivo, em qualquer dimensão da escala. Isso significa produzir mais qualidade com o menor custo e assim por diante.

Tenho assistido empresas contratado programas a peso de ouro, em muitos casos, sem conhecer as origens e consistências. Outras desenvolvendo seus próprios programas, todos voltados para a questão da “melhoria contínua”. Existindo o programa, é necessário haver a figura do administrador interno do sistema, alguém que entenda, profundamente, sobre ele e passa a liderar essas iniciativas.

É pouco. É necessário ir muito além. É imperativo tornar o princípio de kaizen uma atitude, uma prática diária, um hábito de todos os envolvidos na organização. Estabelecer e elevar o pensamento criativo, aliado à prática da compreensão sobre a necessidade de evoluir, coletivamente, sempre. Caminhar passo a passo, dia após dia na direção do desenvolvimento profissional das pessoas, das empresas e dos negócios. Não haverá bons resultados se não houver controle (de gastos ou de comportamento), regras estabelecidas de maneira clara e objetiva.

Kaizen é uma palavra de origem japonesa composta de “kai”, que significa “mudança” e “zen” que significa “bom”. A ideia então é “mudar para melhor”. Ou, se preferir, “melhoria contínua”.

O princípio de kaizen está diretamente associado ao pensamento de melhorar a forma de realizar qualquer tipo de trabalho. Significa olhar para o objetivo (foco) de qualquer natureza com olhar crítico e aprimorá-lo, alimentando sempre um princípio básico que fará enorme diferença nos resultados: reduzir ou eliminar os desperdícios (tempo, esforço desnecessário e recursos) e as atividades que não agregam nenhum benefício, portanto, não interessam a ninguém.

Para implementar o kaizen, eficazmente, é preciso colocá-lo no nível estratégico da organização. A partir daí, define-se os passos das melhorias.

Lembro que o kaizen precisa ser estimulado, permanentemente, por alguém que conheça, profundamente, sobre o assunto.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.

Parceiros Abaixo
CESCONETO ATACADOPortalflexFaculdade UCLCORREIO CAPIXABAAsociação dos Empresários de Serra -ESRede Doctum de EnsinoUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARColégio Americano DoctumFaculdade Estácio de SáAssociação Comercial de Vitória

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2019 Agência Kairós