"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"EMPREENDEDORISMO"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"ECONOMIA & MERCADO"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"ASSOCIATIVISMO"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"
"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"MARKETING ESPORTIVO"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"GESTÃO DO VAREJO"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"

De: 11/05/2017 22:19:17A rica experiência do princípio de KAIZEN nas empresas.

O ambiente hostil e competitivo em que vivem empresas, empresários e funcionários, cada vez mais se faz necessária a convivência com as experiências do princípio de “Kaizen” (mudar para melhor – fazer do hoje, melhor do que ontem e, do amanhã, melhor do que hoje).

Variações diárias de custos internos e externos, sempre puxando para cima, como o caso do aumento de impostos, elevação da tarifação da energia elétrica e da conta de água, por exemplo, exigem mais habilidade no gerenciamento dos processos, mais rigorosidade no controle dos gastos e muito mais eficácia no processo produtivo, em qualquer dimensão da escala. Isso significa produzir mais qualidade com o menor custo e assim por diante.

Tenho assistido empresas contratado programas a peso de ouro, em muitos casos, sem conhecer as origens e consistências. Outras desenvolvendo seus próprios programas, todos voltados para a questão da “melhoria contínua”. Existindo o programa, é necessário haver a figura do administrador interno do sistema, alguém que entenda, profundamente, sobre ele e passa a liderar essas iniciativas.

É pouco. É necessário ir muito além. É imperativo tornar o princípio de kaizen uma atitude, uma prática diária, um hábito de todos os envolvidos na organização. Estabelecer e elevar o pensamento criativo, aliado à prática da compreensão sobre a necessidade de evoluir, coletivamente, sempre. Caminhar passo a passo, dia após dia na direção do desenvolvimento profissional das pessoas, das empresas e dos negócios. Não haverá bons resultados se não houver controle (de gastos ou de comportamento), regras estabelecidas de maneira clara e objetiva.

Kaizen é uma palavra de origem japonesa composta de “kai”, que significa “mudança” e “zen” que significa “bom”. A ideia então é “mudar para melhor”. Ou, se preferir, “melhoria contínua”.

O princípio de kaizen está diretamente associado ao pensamento de melhorar a forma de realizar qualquer tipo de trabalho. Significa olhar para o objetivo (foco) de qualquer natureza com olhar crítico e aprimorá-lo, alimentando sempre um princípio básico que fará enorme diferença nos resultados: reduzir ou eliminar os desperdícios (tempo, esforço desnecessário e recursos) e as atividades que não agregam nenhum benefício, portanto, não interessam a ninguém.

Para implementar o kaizen, eficazmente, é preciso colocá-lo no nível estratégico da organização. A partir daí, define-se os passos das melhorias.

Lembro que o kaizen precisa ser estimulado, permanentemente, por alguém que conheça, profundamente, sobre o assunto.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e Palestrante.  www.mazoliniconsultoria.com.br - professormazolini@gmail.com - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br.

Parceiros Abaixo
Rede Doctum de EnsinoFaculdade Estácio de SáCESCONETO ATACADOCORREIO CAPIXABAAssociação Comercial de VitóriaAsociação dos Empresários de Serra -ESColégio Americano DoctumUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPARFaculdade UCLPortalflex

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2019 Agência Kairós