"FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS"
"TÉCNICAS DE LIDERANÇA QUE INSPIRAM SEGUIDORES"
"COMUNICAÇÃO & RELACIONAMENTO"
"GESTÃO FINANCEIRA PARA COLÉGIOS PARTICULARES"
"MARKETING ESPORTIVO"
"FAZER FORTUNA COM VENDAS DIRETAS"
"MOTIVOS + AÇÃO = MOTIVAÇÃO"
"ORIENTAÇÕES PARA MARKETING DE MULTINÍVEL"
"COMO PREPARAR LOJA E EQUIPE PARA VENDER MAIS"
"GESTÃO DAS RELAÇÕES & COMPORTAMENTO HUMANO"
"TÉCNICAS PARA RECRUTAMENTO & SELEÇÃO"
"WORKSHOP PARA LIDERANÇA"
"ADMINISTRAÇÃO DO PORTIFÓLIO DE CLIENTES"
"ASSOCIATIVISMO"
"ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA"
"COMO ATRAIR PATROCÍNIOS PARA ATLETAS E CLUBES"
"RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTEL"
"PALESTRAS DE ALTA PERFORMANCE"
"EDUCAÇÃO CORPORATIVA"
"TREINAMENTOS IN COMPANY"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DE CARREIRA PROFISSIONAL"
Prof. José Luiz Mazolini. O Brasil Inteiro Conhece!
"CIRCUITO BRASILEIRO DE MARKETING & VENDAS"
"PALESTRAS ACADÊMICAS"
"CENÁRIOS E COMPETITIVIDADE"
"CONSULTORIA JURÍDICA"
"EMPREENDEDORISMO"
"ECONOMIA & MERCADO"
"ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O VAREJO"
"VAREJO SUSTENTÁVEL"
"GESTÃO DO VAREJO"
"VISÃO MULTIDISCIPLINAR"
"CONSULTORIA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO"
"SAIBA PLANEJAR PARA CRESCER"
"ESTRATÉGIA DE CLIENTES"
"CONSULTORIA EMPRESARIAL"
"ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO"
"GESTÃO DO CONHECIMENTO"
"LIDERANÇA PARA FAZER ACONTECER"
"ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO"
"GESTÃO ESTRATÉGICA DO CAPITAL HUMANO"

De: 26/08/2009 11:28:53ECONOMIA E NEGÓCIOS

Futuro: como serão os profissionais?
Por: Karin Parodi - Boletim HSM Online 

 
Profissionais mais ágeis e adaptáveis às mudanças se destacam e garantem posição no mercado.

O mundo corporativo enfrenta um ritmo cada vez mais intenso de mudanças – isso já não é novidade para ninguém e, todos nós, de uma forma ou de outra, já fomos protagonistas ou coadjuvantes deste momento.
Agora, como estar preparado para não ser “atropelado” por este ritmo frenético é que fará a diferença para o profissional do futuro (ou seria do presente?). Atualmente, os tempos verbais perderam a importância. Presente confunde-se com o futuro e, se queremos nos manter no mercado, temos que vivenciar também o amanhã. Estudos mostram que a quantidade de novas tecnologias tem dobrado a cada dois anos. Isso significa trabalhar planejando, organizando e traçando o futuro da sua carreira.
Diante desse cenário, é natural que haja mudança nos perfis, uma vez que o ‘profissional do futuro’ precisa trazer resultados esperados em um mercado cada vez mais imprevisível. É imprescindível a busca constante pela atualização, educação continuada e o autoconhecimento - saber suas habilidades, competências, pontos fortes - para maximizar suas potencialidades e, desta forma, trazer os resultados condizentes com a empresa. Podemos destacar algumas competências:
- Leitura de contexto e tendências;
- Priorizar os desafios;
- Saber gerir mudanças;
- Ter flexibilidade para enfrentar novos desafios;
- Trabalhar em equipe.
Além disso, a capacidade de relacionamento também é valorizada em ambientes multiculturais e de muita pressão. É por isso que muitas vezes uma experiência no exterior pode valorizar um profissional, pois ele esteve exposto a diferentes culturas e padrões de comportamento. Cultivar, constantemente, a inteligência emocional é fundamental, pois alia a capacidade de se motivar e persistir diante de frustrações, procurando conhecer e lidar com as próprias emoções.
Quando se trata de uma transição de carreira é fundamental realizar o levantamento das atividades desenvolvidas e resultados alcançados para valorizar as próprias competências, capacidades e habilidades adquiridas. Com o resultado desse levantamento, o profissional prepara-se e se posiciona corretamente no mercado, apresentando-se mais maduro e adaptável aos novos desafios, pois tem gerência sobre as suas competências, sabendo assim explorar as características pessoais e profissionais que lhe trarão mais exposição e eficiência.
Uma competência valorizada é o autodesenvolvimento: o profissional que alia suas ações de desenvolvimento às demandas da organização e ao mercado tem maiores chances de obter sucesso em sua carreira. É papel de cada profissional buscar aquisição e consolidação de conhecimentos, além de manter-se capacitado para assumir novos desafios.
É fundamental exercitar a capacidade analítica e o raciocínio lógico e estratégico para conseguir acompanhar as mudanças que ocorrem no mercado e dentro da organização; ler o contexto organizacional e do mercado, traçar cenários e se predispor a agir focado nos resultados com foco na superação constante.
Para finalizar, a administração pós-crise se completa com a solicitação de feedback constante para o aprimoramento das competências requeridas. Assim você se capacita a entregar resultados superiores. 

___________________________________
Prof. José Luiz MazoliNI
O Brasil inteiro conhece!
contato@mazoliniconsultoria.com.br

 

Parceiros Abaixo
Faculdade Estácio de SáCESCONETO ATACADOAsociação dos Empresários de Serra -ESAssociação Comercial de VitóriaColégio Americano DoctumPortalflexCORREIO CAPIXABARede Doctum de EnsinoFaculdade UCLUNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ - UNOPAR

Assine nossa Newsletter Cadastre-se para receber informativos




E-mail:contato@mazoliniconsultoria.com.br - Tel.:(27) 3328.5969 - Cel.: (27) 9991.5729

©2019 Agência Kairós